Adolescentes se empolgam com aulas de Educação Financeira

Adolescentes se empolgam com aulas de Educação Financeira

Tenho ouvido alguns pais e mães afirmarem que simplesmente não falam de dinheiro com os seus filhos. Dizem que eles não estão preparados para este assunto e que a responsabilidade pela manutenção do bem estar material de família é deles, adultos.

Sim, sabemos que os adultos é que levam os recursos para o lar mas em um ambiente familiar, todos devem estar envolvidos no uso consciente, valorização e preservação de tudo aquilo que conquistamos. Ao ensinar os filhos a valorizarem tudo – roupas, brinquedos, alimentos – estamos cuidando do nosso presente e ao mesmo tempo preparando-os para um futuro saudável e próspero.

E, na verdade, crianças e jovens adoram participar de aulas de educação financeira, seja na escola ou no ambiente familiar. É o que tenho experimentado na minha vida pessoal, como pai, professor e consultor financeiro.

Seja com meus filhos, alunos em escolas de educação básico ou com famílias em projetos de consultoria financeira, vejo o brilho nos olhos deles – crianças e jovens – ao perceberem que poupar não é nenhum bicho de sete cabeças.

Elas ficam impressionadas quando entendem que podem estar no controle de seus recursos, se sentem protagonistas ao colaborar com o planejamento familiar e se empolgam ao descobrir que dinheiro investido no banco se multiplica.

Fico imaginando como seria se todos os pais e mães se preocupassem em incluir esta “disciplina” no rol de reflexões familiares. Certamente se isso acontecer teremos um futuro muito melhor, para eles e para nós.

Se você leu este texto até aqui, reflita sobre isso, posso assegurar a você que todos nós só temos a ganhar. Busque informações, seja exemplo e coloque em prática os princípios básicos da Educação Financeira.

Abaixo você poderá assistir uma matéria que fala deste assunto: como os alunos gostam da disciplina “Educação Financeira”.

Veja também:

Educação Financeira é Mais Importante Que Aprender Idiomas

 

Tags: | | | | |

[wwpcaptureend]

About the Author

Julio Santos
Julio Santos

Julio Santos, Educador Financeiro, autor dos livros Educação Financeira para Pais e Filhos, Os 7 Hábitos para o Sucesso Financeiro, Harmonia Financeira para Casais e Princípios Bíblicos da Educação Financeira.

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ +