Aprenda a Gerar Riqueza com a Educação Financeira

Aprenda a Gerar Riqueza com a Educação Financeira

Palestra Online Gratuita - Cadastre seu e-mail para assistir agora!

Não enviamos SPAM!

As mudanças no mercado de trabalho e a necessidade de Planejamento Financeiro

As mudanças no mercado de trabalho e a necessidade de Planejamento Financeiro

Culturalmente o brasileiro é focado muito no presente e pouco no futuro. O nosso modelo “deixa a vida me levar” estimula viver intensamente o hoje e deixar o amanhã aos cuidados de Deus.

Essa postura contribui para que muitas pessoas passem praticamente toda a sua vida “vivendo para pagar contas”. Não se preocupam em criar reserva financeira, sempre estão prontas a encontrar culpados externos para seus problemas financeiros e vão passando esse modelo para as próximas gerações.

Leia também:

Quando o cidadão brasileiro entender que PLANEJAMENTO FINANCEIRO é uma atividade valiosa para assegurar nosso bem estar no presente sem que comprometamos nosso futuro, certamente caminharemos para uma sociedade mais saudável e mais bem sucedida.

Essa necessidade se torna mais necessária com as mudanças que estão acontecendo no mercado de trabalho. A flexibilização das relações trabalhistas em conjunção com desdobramentos sociais e tecnológicos devem acender uma luz AMARELA para que nos sintamos incomodados com nosso modelo de gestão financeira pessoal, familiar e profissional.

  • População envelhecendo, tendência de mais idosos saindo do mercado de trabalho e menos jovens entrando nele;
  • Avanços tecnológicos substituindo o papel do ser humano em atividades de trabalho, diminuindo a disponibilidade de vagas;
  • Regras trabalhistas mais flexíveis gerando menos regularidade de contribuições previdenciárias;

* para mais detalhes sobre o item 3 veja este artigo do prof. José Pastore, especialista em estudos sobre Trabalho: Artigo Prof. José Pastore

A partir destes três itens poderíamos ampliar o leque de discussões, mas não é a ideia deste artigo. A proposta é motivar as pessoas a começar a fazer o seu planejamento financeiro pessoal, familiar e profissional, considerando o curto, o médio e o longo prazo, para que consigam, com ou sem apoio da previdência social governamental assegurar o bem estar familiar.

E um Planejamento Financeiro eficiente não precisa ser complexo ou sofisticado. Para um bom começo é necessário que contemple três pontos simples:

a. Saber o quanto se ganha e o quanto se gasta por mês (acredite, 80% das pessoas que atendo não tem essa informação);

b. A partir do item A buscar a obtenção de uma saldo positivo todo mês (gastar menos do que ganha);

c. Desenvolver o hábito de poupar de forma recorrente, investindo em produtos financeiros adequados a cada objetivo que se tem (reserva financeira; educação familiar, realização de objetivos materiais, independência financeira, etc).

d. Diálogo familiar constante para que todos tenham participação no processo de conquista da autonomia financeira.

e. Busca de ajuda profissional para decisões importantes (adquirir imóvel, transição profissional, empreendedorismo, etc);

São ações simples que qualquer pessoa pode fazer independente do seu nível cultural. Basta lápis e papel na mão e a reserva de um pequeno espaço de tempo mensal para que o futuro seja assegurado.

Reflita sobre isso e procure implantar na sua vida.

Eu sou Julio Santos, Consultor e Planejador Financeiro, auxilio pessoas a projetar a sua independência financeira sem comprometer o seu bem estar no presente.

www.juliosantos.com.br

julio@juliosantos.com.br

(11) 9.7498-8550 (whatsapp)

Tags: | | | | | |

Geração De Riqueza - O Poder da Educação Financeira

Geração De Riqueza - O Poder da Educação Financeira

Inscreva-se e acesse esta palestra online gratuita!

Não enviamos SPAM!

About the Author

Julio Santos
Julio Santos

Julio Santos, Educador Financeiro, autor dos livros Educação Financeira para Pais e Filhos, Os 7 Hábitos para o Sucesso Financeiro, Harmonia Financeira para Casais e Princípios Bíblicos da Educação Financeira.

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ +