Em tempos de crise, eliminar dívidas é um ótimo investimento.

Em tempos de crise, eliminar dívidas é um ótimo investimento.

Desprezar informações financeiras, não examinar extratos bancários, gastar sem perguntar quanto custa, são hábitos comuns de pessoas que estão envolvidas na “corrida dos ratos”, expressão utilizada por Robert Kiyosaki no seu famoso “Pai Rico, Pai Pobre”.

De forma sucinta a “corrida dos ratos” é uma atividade praticada por milhões de pessoas que primeiro gastam e depois correm como loucas para dar um jeito de honrar os compromissos assumidos.

Uma das formas mais simples de fazer parte da “corrida dos ratos” é viver em função de cheque especial, crediários, financiamentos e cartão de crédito. Imperceptivelmente o dinheiro que poderia ser usado para construir patrimônio e bem estar vai pelo ralo mês a mês, deixando a sensação equivocada de que o problema está no “salário que está defasado”, na “inflação que corrói o poder de compra” e outras falácias que fazem parte do discurso de pessoas consumistas.

Sair desta corrida, desgastante e que não leva a vitoria alguma é possível, com esforço, determinação e conhecimento. Quem conquista esse objetivo passa imediatamente a desfrutar dos benefícios da saúde financeira, no bolso, no físico e na mente.

Especialmente em um ano onde as projeções não são tão positivas como gostaríamos que fossem, estabelecer uma estratégia para reduzir e, se possível, eliminar dívidas, é o melhor investimento a se fazer, pois deixar de perder 4% em empréstimos, 10% em cheque especial e até 15% em parcelamentos de cartão de crédito é muito mais “rentável” que qualquer outra aplicação disponível no mercado financeiro.

Tags: | | | | | | |

[wwpcaptureend]

About the Author

Julio Santos
Julio Santos

Julio Santos, Educador Financeiro, autor dos livros Educação Financeira para Pais e Filhos, Os 7 Hábitos para o Sucesso Financeiro, Harmonia Financeira para Casais e Princípios Bíblicos da Educação Financeira.

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ +