Aprenda a Gerar Riqueza com a Educação Financeira

Aprenda a Gerar Riqueza com a Educação Financeira

Palestra Online Gratuita - Cadastre seu e-mail para assistir agora!

Não enviamos SPAM!

Microempreendedor do Crédito – Uma solução ou mais um problema para o empresário brasileiro?

Microempreendedor do Crédito – Uma solução ou mais um problema para o empresário brasileiro?

No último dia 24 de abril o governo Bolsonaro sancionou lei que cria operadora de crédito para pequenos empreendedores.

É o que tem sido chamado, popularmente do Microempreendedor do crédito.

Leia aqui a notícia na íntegra

A ideia é aumentar a oferta de crédito para MEIs e micro e pequenas empresas.

A empresa que atuar nesse segmento de concessão de crédito poderá usar recursos próprios no montante de até R$ 4.8 milhões ano.

 

Você também pode se interessar por: 

Descubra o que é “Miopia Financeira”

Sim, é possível viver sem dívidas!

Você merece ter uma vida financeira plena!

 

Tenho acompanhado as manifestações de apoio e elogios a tal medida.

Em uma página na rede social percebi que 95% dos que se manifestaram colocaram a lei e o próprio Bolsonaro como salvadores da pátria para o empreendedor brasileiro.

Os poucos que apresentaram ressalvas foram simplesmente, achincalhados pelos demais, rotulados simplesmente como pessoas do contra (contra o governo e contra o empresário).

Não é isso.

Nós como profissionais que atendemos no dia a dia pessoas físicas e pequenos empresários sabemos que a solução para o crescimento do país e sucesso do empreendedorismo não é simplesmente a oferta de mais crédito.

Ao contrário do que muitos pensam e acreditam piamente, a melhor forma de fazer a sua empresa prosperar é exatamente não usar o crédito de espécie alguma, desta forma os recursos fortalecerão os cofres da própria organização e não se transformarão em transferência de riqueza para as instituições de crédito (grandes ou pequenas).

 

Empresa Simples de Crédito

O argumento de que, a criação da “Empresa Simples de Crédito – (ESC)”  tornará, desta forma, o crédito mais acessível e barato, também deve ser analisado com calma.

Se a acessibilidade e custo baixo fossem as grandes soluções, o crédito consignado não estaria levando milhões de aposentados e trabalhadores a alto índices de endividamento, causando-lhes problemas de produtividade e até doenças psicossomáticas.

Falo com propriedade sobre o adoecimento das pessoas pois tenho atendido clientes que estão de licença médica, dependendo de remédios controlados, exatamente porque entraram nesta ciranda do crédito fácil e barato.

Em algumas situações o crédito pode ser um grande instrumento de sustentação do negócio, principalmente nos seus primeiros anos de vida.

 

Educação Financeira Pessoal Familiar e Empresarial

Mas o empreendedor brasileiro precisa entender também que, sem uma boa Educação Financeira Pessoal, Familiar e Empresarial, o uso do crédito pode se tornar um buraco negro, sem volta, transformando seu sonho de empreender em um verdadeiro pesadelo.

Como disse recentemente em um curso para empreendedores, contesto aquelas notícias que surgem todo ano afirmando que um grande percentual das empresas fecham as portas nos seus primeiros anos de vida.

Na verdade, todas as empresas que atendo são promissoras.

O empresário é muito criativo e versátil na hora de empreender.

O seu grande pecado acontece exatamente na hora que ele tem que administrar este negócio.

Começa a botar os pés pelas mãos, contrata mal, estabelece preços na intuição, não tem controles financeiros e fica o tempo todo encontrando culpados externos para os desafios que surgem a cada dia.

As dificuldades cotidianas de um negócio são normais e devem servir como instrumento de fortalecimento do gestor, e não como desculpas esfarrapadas que escondem as grandes deficiências que temos na gestão e liderança de negócios.

 

As empresas não fecham, quem as fecha são os empresários

Em outras palavras, não são as empresas que fecham, são os empreendedores que acabam fechando seus bons negócios por deficiências que poderiam ser eliminadas com busca de conhecimento e orientação técnica e profissional.

E, se tem uma área que sofre deste problema, é a área financeira da maioria das empresas.

Se você já é empreendedor ou quer empreender, seja criterioso ao analisar essa nova oportunidade de obter recursos para o seu negócio.

Eu sou Julio Santos, consultor financeiro especialista em pessoa física e pequenos negócios.

Se desejar ter apoio no fortalecimento de seus projetos empresariais, entre em contato.

(11) 9.7599-2602   julio@juliosantos.com.br

www.juliosantos.com.br

Tags: | | | | |

Geração De Riqueza - O Poder da Educação Financeira

Geração De Riqueza - O Poder da Educação Financeira

Inscreva-se e acesse esta palestra online gratuita!

Não enviamos SPAM!

About the Author

Julio Santos
Julio Santos

Julio Santos, Educador Financeiro, autor dos livros Educação Financeira para Pais e Filhos, Os 7 Hábitos para o Sucesso Financeiro, Harmonia Financeira para Casais e Princípios Bíblicos da Educação Financeira.

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ +