Aprenda a Gerar Riqueza com a Educação Financeira

Aprenda a Gerar Riqueza com a Educação Financeira

Palestra Online Gratuita - Cadastre seu e-mail para assistir agora!

Não enviamos SPAM!

O Empreendedor com Mentalidade de Funcionário

O Empreendedor com Mentalidade de Funcionário

Depois de atender centenas de pessoas em atividades de Consultoria Financeira, comecei a entender com mais clareza o perfil mental de cada pessoa e o que isso pode contribuir para o seu sucesso financeiro.

Em outras palavras, quero dizer que nem todo Empreendedor (empresário, profissional liberal ou alguém que exerça alguma atividade independente) tem uma mentalidade empreendedora e nem todo funcionário de empresa tem mentalidade de funcionário. 

Acesse também>

Reforma da Previdência. E Agora?

Livro: Princípios Bíblicos da Educação Financeira

O que é Produtividade Financeira?

 

Compartilho esta constatação com você para que possamos entender que o sucesso de alguém não está ligado necessariamente ao seu rótulo profissional.

Lembro-me de uma empresária de um comércio que me disse, “chorando as pitangas”, que tinha aquele negócio há 19 anos, trabalhando de domingo a domingo e ganhando apenas para pagar contas.

É claro que ela não estava falando a verdade pois certamente me quase duas décadas de atividades, tenho certeza que ela surfou nas ondas do crescimento econômico. Mesmo porque o ramo dela é o de alimentação, algo essencial em qualquer época do ano.

A verdade é que há muito “empresário” que vive reclamando do perfil dos seus funcionários, que seriam acomodados, descomprometidos, avessos ao desenvolvimento e na verdade, acabamos vendo neles estas características.

Este empreendedor é aquela que só quer as coisas fáceis e prontas, não investe em capacitação profissional, detesta trabalhar em equipe, muito menos delegar, vivendo encontrando bodes expiatórios para suas preocupações financeiras.

Para estas pessoas, o problema nunca está com ela. Sempre haverá um bode expiatório:

  • A carga tributária
Se esse fosse o problema não haveria nenhuma empresa próspera em nosso país.

  • O cliente que só quer desconto;
Se fosse assim não existiria o mercado de luxo que é um dos que mais prosperam na sociedade. 

  • A inflação
A inflação atinge a todos, sem distinção, ou melhor, muitas vezes ela prejudica mais o assalariado do que a classe empresarial

  • Os juros bancários;
Quem tem uma boa estratégia de gestão financeira não precisa depender de juros de instituições financeiras
 
  • A corrupção
Normalmente fala-se apenas da classe política e deixamos de olhar para o nosso lado. Todos os dias é possível conviver com pessoas sem valores, mas não e isso que impedirá o meu sucesso.
 
  • As leis trabalhistas, 
Uma cultura de décadas não pode ser mudada de um hora para outra. Mas uma boa gestão de pessoas, com políticas corretas de contratação e desenvolvimento podem reduzir os problemas nesta área.

Infelizmente estes empreendedores vivem patinando, não porque seus empreendimentos não sejam promissores, pelo contrário. É necessário que, mais que rótulo de “empreendedor” ela desenvolva e pratique princípios básicos do empreendedorismo. 

Eis alguns deles:

  • a. Investir em conhecimento
Montar um negócio não nos torna as pessoas mais competentes e perfeitas do mundo. Quando o empresário está fechado para o novo, o seu negócio pode até sobreviver, mas provavelmente será aos trancos e barrancos, mas quando ele é o primeiro a buscar novos aprendizados, ele faz muito mais em muito menos tempo, e com resultados muito melhores.
 
  • b. Acreditar nas pessoas
Bons empreendimentos não prosperam sozinhos. Conhecer, relacionar-se e valorizar pessoas é um elemento essencial para que negócios cresçam acima da média. 

  • c. Aprender a lidar com tecnologias
Esse item tem duplo sentido. Pouco uso de tecnologia pode ser extremamente prejudicial mas o uso excessivo dela também. A tecnologia tem que ser vista como um elemento complementar ao capital humano.
 
  • d. Ouvir opiniões de outros profissionais.
O empreendedor de alta performance sabe que não pode dominar tudo com excelência, por esse motivo ele busca profissionais com domínio em áreas estratégicas para que ele, o empreendedor, possa se dedicar àquilo que ele faz de melhor

Quem se pauta por estes comportamentos, sempre está nadando de braçada, sejam em tempos de crise ou tempos de crescimento.

 

 

 

Tags: | |

Geração De Riqueza - O Poder da Educação Financeira

Geração De Riqueza - O Poder da Educação Financeira

Inscreva-se e acesse esta palestra online gratuita!

Não enviamos SPAM!

About the Author

Julio Santos
Julio Santos

Julio Santos, Educador Financeiro, autor dos livros Educação Financeira para Pais e Filhos, Os 7 Hábitos para o Sucesso Financeiro, Harmonia Financeira para Casais e Princípios Bíblicos da Educação Financeira.

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ +