Planejamento financeiro pessoal e empresarial

Planejamento Financeiro: Você tem tempo para cuidar do seu dinheiro?

Recentemente estive com um casal de empreendedores, eles tem 3 fontes de renda, ele trabalha em uma empresa e paralelamente criaram e conduzem muito bom dois negócios ligados à área de eventos. Essas três atividades profissionais lhes geram uma ótima fonte de renda, mas… a exemplo de muitas pessoas que tem me procurado, não tem feito “planejamento financeiro” e, por esse motivo, não estão vendo a cor do dinheiro.

Empreendedores que não vêem a cor do dinheiro não é novidade pois empreender é uma coisa, administrar é outra. Mas o que me chamou atenção na conversa que tive com eles e queria compartilhar com você é que, em algum momento de nossa conversa eles disseram:

– Nós temos uma ótima fonte de renda, nosso negócio tem progredido, trabalhamos muito, das 8 às 22 horas, normalmente, porém, não temos tempo para cuidar do dinheiro.

Veja só, eles dedicam muito tempo a ganhar dinheiro mas pouco ou nenhum tempo para administrar esse dinheiro.

Leia também:

Seis situações que indicam que você precisa de uma Consultoria Financeira

A importância de ensinar os filhos a lidar com dinheiro.

Curso online: Finanças para Casais

 

A falácia do enriquecimento

Eles estão mergulhados na “falacia do enriquecimento”.

O que é uma falácia?

Falácias são, de maneira simples e objetiva, “mentiras que parecem verdade”.

Milhões de pessoas acreditam que o segredo para enriquecer é trabalhar muito e ganhar muito dinheiro. Isso não é necessariamente verdadeiro. Há pessoas que ganham muito e estão completamente desestruturadas financeiramente, e há pessoas que ganham muito menos e tem uma sustentabilidade financeira, isto é, estão construindo riqueza sem comprometer sua qualidade de vida.

A falácia do enriquecimento reina absoluta na vida das pessoas porque acham que pessoas bem sucedidas financeiramente tem que trabalhar 14, 18 horas por dia. Há muitas pessoas “supostamente” bem sucedidas que dizem com o peito estufado que dormem apenas 3 ou 4 horas por dia e esse é o motivo do seu enriquecimento.

Vamos lá, nem tanto ao céu nem tanto à terra. É evidente que pessoas preguiçosas e que não gostem de trabalhar não encontrarão o sucesso financeiro. Mas daí dizer que você precisa ser um escravo do trabalho para enriquecer é algo questionável.

O sucesso financeiro tem mais a ver com a sua “inteligência financeira” isto é, como você administra seus recursos, suas competências, suas emoções, etc.

Planejamento Financeiro – o segredo das pessoas bem sucedidas financeiramente

Voltando ao casal que citei no início de nossa conversa, eles dedicam muito tempo a ganhar dinheiro, a se capacitar para ganhar dinheiro (fazem cursos nas suas áreas profissionais), compram equipamentos para que seu serviço profissional tenha mais qualidade, mas investem muito pouco tempo para desenvolver sua Educação Financeira.

Educação Financeira é uma área de conhecimento necessária para qualquer profissional, seja ele funcionário de uma empresa, um profissional liberal, um servidor publico ou empresário.

Todos esses profissionais que valorizam a Educação Financeira tanto quanto valorizam cursos de motivação, liderança, idiomas, certamente conquistam uma vida financeira saudável, premissa básica para o enriquecimento.

Ha um preconceito na sociedade de que se preocupar em administrar o dinheiro é coisa de gente mesquinha, avarenta. Há até pessoas que tem uma noção um pouco melhor da importância de cuidar das finanças mas mesmo estas estão mais preocupadas em identificar os “melhores investimentos” mas deixam de cuidar de maneira mais detalhada de todo o seu fluxo financeiro pessoal, familiar e familiar.

Em outras palavras, não tem um bom “planejamento financeiro”, agem como aquele time de futebol que tem um bom ataque mas uma péssima defesa.

Pelo contrário, quando aprendemos os princípios universais do Sucesso Financeiro ganhamos tempo e potencializamos nosso enriquecimento. Qualquer pessoa que entende isso terá uma grande vantagem competitiva em relação àquelas pessoas que se preocupam apenas em ganhar mais dinheiro.

Você se identificou com este artigo? Quer melhorar seus resultados financeiros com de forma consistente e sustentável? Preencha este  FORMULÁRIO para que eu entre em contato com  você e apresente com detalhes nosso projeto de Educação Financeira para pessoas físicas, casais e empreendedores.

 

Grande abraço!

 

Julio Santos

Consultor Financeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *