As Duas REGRAS DE OURO para o sucesso financeiro da sua empresa

As Duas REGRAS DE OURO para o sucesso financeiro da sua empresa

Tempo de leitura: 5 minutos

Como Consultor Financeiro Empresarial, uma das frases mais comuns que ouço de empresários é:

– “Minha empresa vende bem, mas não vejo a cor do dinheiro”.

Buscando encontrar respostas para o problema ele começa a trilhar diversos caminhos para encontrar o modelo certo para o sucesso financeiro da sua empresa, tentando não ser parte das estatísticas negativas sobre fechamento de negócios que acontecem todos os anos.

Muitas dessas trilhas são extremamente confusas e tortuosas, algumas até os levam ao caminho oposto deste desejado “sucesso financeiro”.

Trabalhar, fazer a coisa certa e colher os frutos

Vou te dar um exemplo: acreditar que a grande solução é ter uma “mentalidade de sucesso”. Muitos empresários não tem tempo para buscar esse mentalidade mágica porque eles simplesmente trabalham, fazem a coisa certa e colhem os frutos.

Um outro caminho muito comum é complicar o que é simples. É querer usar uma multidão de termos e conceitos técnicos na gestão das suas empresas.

Expressões do tipo: “preciso rever o meu mark up”, “minha margem de contribuição está muito baixa”, “preciso aprender a gerenciar minha empresa pelo DRE” são muito comuns no discurso de pequenos empresários e quando faço uma análise mais detalhada da situação percebo que eles não estão fazendo sequer o “feijão com o arroz”, o básico da gestão financeira empresarial.

Essa cultura de complicar as coisas tem uma parcela de responsabilidade de muitos consultores e do mundo acadêmico que adoram usar esses termos, dando um ar de conhecimento e intelectualidade.

Com todo o respeito ao conhecimento e a academia, eu posso te dizer, com base em mais de uma década atuando como consultor financeiro, que a simplicidade é o caminho mais curto e mais seguro para o sucesso financeiro, seu e da sua empresa.

As DUAS REGRAS DE OURO PARA para o sucesso financeiro da sua empresa

E nessa reflexão quero te apresentar as duas regras de ouro, ou seja, duas regras que precisam ser religiosamente obedecidas para que a sua empresa tenha sucesso financeiro. 

E por tabela, você também.

Discussões à parte sobre o que seja “sucesso financeiro”, esse conceito também pode ser diferente de pessoa para pessoa, seguem essas duas regras de ouro imprescindíveis.

REGRA DE OUTRO 1 – Tenha um “ótimo” sistema de CONTROLE FINANCEIRO empresarial”

Veja, eu disse “ótimo”, não um controle financeiro qualquer.

Estou falando exatamente de um modelo de controle financeiro que possa dar a você todas as condições de conduzir a sua empresa.

Muitas empresas tem algum tipo de controle financeiro, em software de finanças ou em excel, mas é assustador como esses controles são deficientes.

Você vai começar a virar o jogo quanto aprender a construir um bom sistema de controle financeiro da sua empresa.

É preciso ter técnica, método, e conceito para que isso seja possível.

REGRA DE OURO 2 – Você, empresário, precisa ter EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Sim, o sucesso de uma empresa tem muito a ver com o nível de educação financeira do seu gestor. E esse é um tema que passa  totalmente ao largo nas reflexões dos empresários.

Na verdade, muitos empresários simplesmente desprezam totalmente a importância de ter educação financeira. Acham que já sabem o bastante sobre o assunto e acreditam que devem apenas encontrar estratégias para aumentar o faturamento e o lucro da empresa.

Mas sem educação financeira, em vez de melhorar, muitas vezes levam suas empresas literalmente para o buraco.

Entenda

“Fazer dinheiro é uma coisa, administrar esse dinheiro é outra”

Os empresários são muito bons na primeira parte desta frase, mas, sinceramente, uma multidão desses empresários que tem o dom de fazer dinheiro tem uma extrema habilidade em fazer esse dinheiro escoar – seja pelos cofres da empresa, seja pelas próprias mãos.

O que fazer com esta informação

Estou te falando isso com propriedade de alguém que:

  1. Desde 2008 tem se especializado em EDUCAÇÃO FINANCEIRA para pessoas físicas e empresas;
  2. Desenvolveu métodos de consultoria financeira pessoal e empresarial;
  3. Atendeu centenas de pessoas no mundo todo e tem dados estatísticos que comprovam o que foi falado neste artigo;
  4. Orienta pessoas de todos os níveis sociais, acadêmicos e profissionais, ajudando-as a mudarem o seu modelo de gestão financeira pessoal e empresarial de forma didática, simples e com resultados em poucas semanas.
  5. Capacita consultores financeiros (pessoal e empresarial) como coordenador da ESCEF Escola de Educação Financeira

A você cabe acreditar o u não.

Cabe admitir que precisa melhorar em uma dessas áreas (ou nas duas) ou pode seguir adiante fazendo do jeito que sempre fez.

Se quiser minha colaboração, estamos por aqui. Tenho dois projetos que você pode implantar na sua vida,

O primeiro é uma mentoria “Como construir um sistema de Controle Empresarial poderoso”. Nesse curso te passo os conceitos, as características, as exigências, a estrutura, tudo o que você precisa desenvolver para simplificar a gestão financeira da sua empresa

O segundo é o curso Geração de Riqueza. Esse curso vai te ensinar conceitos essenciais da educação financeira pessoal, familiar e profissional.

Entre em contato e te passamos mais detalhes:

(11) 9.7260-6379

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *